A tecnologia digital mudou completamente a maneira como as pessoas consomem produtos e serviços: qualquer item está a um clique de distância.
Enquanto alguns clientes valorizam a experiência da compra física, outros preferem a comodidade do mercado digital. As empresas com boas estratégias de marketing digital, e que saibam se relacionar, serão as mais bem-sucedidas.
Há espaço pra todos
Empresas de todos os portes e setores de atuação têm condições de aprofundar o relacionamento com os consumidores por meio da tecnologia digital.
Porém, é preciso conhecer o cliente para identificar qual a necessidade dele e conseguir oferecer uma solução que o agrade. Desta forma, a imagem da empresa vai ter uma melhor reputação e, consequentemente, maiores lucros.
O foco deve estar no cliente e em suas preocupações. Porém, fique ligado! Respostas automáticas sem
personalização prejudicam o relacionamento com o usuário.
O que é transformação digital?
Consiste em reestruturar os processos da empresa por meio da tecnologia com o objetivo de conquistar mais produtividade. Para isso, é preciso realizar mudanças estruturais na cultura da organização e na mentalidade da equipe.
Há alguns anos, as empresas usavam a tecnologia empresarial apenas para o tratamento de dados que proporcionasse análises e relatórios. Os empreendedores que mantiverem essa ideia ficarão para trás no mercado digital.
Até o final de 2021, deve chegar a 3,8 bilhões a quantidade smartphones em todo o mundo. Esses aparelhos moldam a maneira como as pessoas se comunicam.
Atualmente, a comunicação é realizada na maioria das vezes por meio de aplicativos como WhatsApp, Telegram, Messenger e WeChat. As empresas devem conhecer esses hábitos e se fazerem presentes nesse mundo digital.
Interação com os clientes
A primeira etapa da transformação digital é estruturar a maneira como vai ser feita a interação online com os clientes. Confira alguns meios de comunicação:
Chatbots
Essa foi a primeira ferramenta do marketing digital. Apesar das limitações, ela tem sido muito útil para empresas e consumidores no mercado digital.
Podem ser utilizados para iniciar uma conversa em tempo real. São econômicos, mais rápidos que as trocas de e-mails e mais agradável do que esperar no telefone. A transformação digital deve dinamizar a comunicação.
SMS e aplicativos de mensagens
Cresce a cada dia o número de empresas que oferecem a possibilidade de comunicação por meio de SMS e pelos diversos aplicativos do mercado digital.
Grande parcela dos consumidores checa o celular constantemente e é baixa a probabilidade de ele não ver uma mensagem. Além disso, o cliente pode escolher quando é o melhor momento para responder e iniciar uma conversa.
Redes sociais
Ferramentas úteis de marketing digital para se posicionar como um especialista em determinado assunto. É possível fazer posts com dicas valiosas para o público-alvo.
Porém, é necessário que haja uma equipe de atendimento sempre disponível para responder as mensagens em um curto período de tempo. O cliente vai se sentir importante e respeitado se a marca que ele admira lhe der atenção.
Tecnologia digital certa
A inovação tecnológica simplifica a vida dos clientes e fornece às empresas oportunidades de reformular o atendimento e o marketing digital. Conheça três ferramentas da transformação digital para melhorar a experiência do usuário:
Central de atendimento na nuvem
Roteamento inteligente de chamadas baseado em habilidade, horário ou local e encaminhamentos ao agente correto são exemplos de aplicativos modernos de call center e sistemas de telefonia em nuvem muito eficientes.
Omnichannel
Consiste em permitir o acesso dos consumidores à empresa por meio de todas as plataformas de tecnologia digital. Além do suporte por telefone, os clientes buscam contato por e-mail, site, mensagens instantâneas e mídias sociais.
Conexões seguras
Empresas que atuam com informações secretas devem ter uma conexão segura e proteção de dados como conexões VPN, criptografia ou documentos autodestrutivos para manter o sigilo e minimizar o risco de roubo de conteúdo.
Na GAS Marketing, você tem todo o suporte que precisa para garantir que sua empresa tenha uma forte presença online e se mantenha ativa no mercado digital.
A transformação digital te prepara
A concorrência pode ser grande, mas as estratégias para se sobressair também devem ser!
Conte com quem entende do assunto e vai te ajudar a ocupar espaços também na internet, conquistando clientes onde quer que eles estejam.
Fale com a gente!
https://gasmarketing.com.br/contato/
Este artigo foi útil? Acesse o site e tenha mais informações sobre marketing digital para empresas.