Prioridade são os Dispositivos Móveis.

Vamos falar de Mobile?

Tudo o que você precisa saber sobre design para dispositivos móveis.

Você está lendo este post no seu smartphone ou no computador?

Há grandes chances de que a sua resposta tenha sido “no smartphone”. Afinal, o número de aparelhos em uso no Brasil é de um para cada habitante, segundo pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV –SP), divulgada em abril de 2017.

São 208 milhões de unidades, o que significa que o smartphone ultrapassou o computador e se tornou o aparelho número 1 para acesso à internet.

Frente a essa realidade, os desenvolvedores precisaram adaptar o design de sites e de outras mídias digitais para a telinha do celular, com o objetivo de facilitar o acesso e a navegação. Dentro dessa vertente específica do marketing, surgem três conceitos: Mobile First, Design Responsivo e Design Defensivo.

E é sobre eles que você vai aprender neste post. Tudo pronto? Então, vamos lá!

Mobile First

Quem domina o inglês já entendeu: Mobile First significa, em tradução literal, “Primeiro, o celular”. O nome do conceito explica, logo de cara, que o smartphone é a prioridade dos designers. Desde o início do projeto, tudo aqui é pensado especialmente para os dispositivos móveis, do desenvolvimento à arquitetura.

Só depois é que a ideia será adaptada ao desktop (ao contrário do que ainda acontece na maioria dos casos, em que o computador é o ponto de partida).

Seguindo o conceito de Mobile First é possível oferecer ao usuário uma experiência diferenciada em termos de performance, usabilidade e até conteúdo.

Afinal, um texto direcionado para smartphones não pode ser tão extenso quanto um texto cuja leitura será feita na tela do computador.

Então, é isto: Mobile First, desktop after. Ou, em bom português: primeiro, o celular; depois, o desktop.

Design Responsivo

O Design Responsivo, também conhecido como RWD (Responsive Web Design), já é outra história. Diferentemente do Mobile First, esse conceito prioriza o desktop.

Neste caso, o design é desenvolvido para o desktop, mas responde quando é acessado por um aparelho móvel – daí o nome Responsivo.

Uma peça ou um site que segue esse conceito é capaz de adaptar seu layout de acordo com o ambiente de visualização (celular ou computador, por exemplo) e, para isso, o desenvolvedor usa redes fluidas e baseadas em proporções, imagens flexíveis e medias queries adicionadas ao CSS3.

Design Defensivo

Para o Design Defensivo, se houver qualquer possibilidade de erro no projeto, mesmo que seja mínima, alguém vai acabar se deparando com esse problema.

Assim, o principal objetivo deste método é proporcionar ao usuário a experiência mais acertada e eficiente possível. Para isso, é necessário realizar testes de usabilidade e prever todos os erros que alguém pode cometer ao acessar aquele conteúdo.

Mas de que erros estamos falando? Se você tem o hábito de fazer compras pela internet, já deve ter ficado na dúvida se o pagamento foi mesmo concluído. Aí, é aquela história: “Será que eu tento pagar de novo?

Mas e se eu tentar e for cobrado duas vezes?” E aquela frustração de preencher tudo certinho no formulário e, ainda assim, o site se recusar a aceitar seus dados, dizendo que algo está errado? Outro problema comum é a tal da “Página não encontrada.”

É muito perigoso quando essas coisas acontecem porque o usuário pode ter uma reação bastante negativa à marca, como desistir do processo, sentir-se irritado ou nunca mais voltar àquele site ou loja virtual.

Depois de diversos testes de usabilidade, desenvolvedores adeptos ao Design Defensivo encontraram soluções simples para evitar os erros mais comuns. Olha só:

  • Personalizar a página de erro 404 para ajudar o usuário a encontrar o que ele estiver buscando;
  • Elaborar mensagens de erro claras e objetivas;
  • Oferecer produtos similares quando o item desejado pelo usuário não estiver disponível (em caso de e-commerce);
  • Elaborar um FAQ com linguagem acessível e com respostas simples e fáceis de entender;
  • Disponibilizar formulários com listas de opções.

E aí, entendeu todos os conceitos ligados ao design para dispositivos móveis? Se houver alguma dúvida, entra em contato com a gente! E conte com a expertise da GAS para desenvolver seu site, aplicativo, peça publicitária… De Marketing Digital a gente entende!

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